Task Force de Mediação e Negociação


A Task Force de Mediação e Negociação do IBRADEMP concentra sua atuação em temas relativos à utilização da mediação e de outros métodos alternativos e/ou consensuais na resolução de conflitos empresariais.

O projeto principal em andamento da Task Force de Mediação e Negociação do IBRADEMP, coordenado desde 2021 em parceria com o Centro de Arbitragem e Mediação AMCHAM, é o NAMNE – Núcleo de Advocacia em Mediação e Negociação Empresariais.

O NAMNE tem por objetivo oferecer, a um grupo de advogados sêniores de contencioso e arbitragem de escritórios convidados da mais alta reputação do país, uma plataforma de conhecimentos e networking dedicada à mediação e à negociação empresariais, por meio de grupos de trabalho, iniciativas acadêmicas e encontros virtuais e presenciais interativos com profissionais de referência no mercado local e internacional.

O NAMNE é composto por líderes na área de resolução de disputas representantes de aproximadamente 70 bancas de destaque no Brasil e provê insights e reflexões relevantes sobre a advocacia na mediação empresarial, prática profissional que vem experimentando relevante crescimento em disputas empresariais complexas no Brasil.

O NAMNE serve como plataforma para advogados de arbitragem e contencioso estratégico obterem:

  • Compreensão sobre como integrar a mediação e a negociação empresariais às suas práticas de resolução de disputas
  • Perspectivas sobre o desenvolvimento da advocacia na mediação empresarial em diferentes jurisdições
  • Treinamento informal em ferramentas de mediação e negociação empresariais
  • Insights sobre a mediação e a negociação empresariais como ferramentas estratégicas para fidelização de clientes, crescimento de carteira de serviços de advocacia e precificação adequada de honorários
  • Acesso a pares em posições de liderança em resolução de disputas no país e a renomados convidados brasileiros e estrangeiros

Os seguintes tópicos já foram abordados em eventos do NAMNE, com a ilustre presença dos convidados abaixo:

  • Maio de 2021: visão geral da prática e do mercado de mediação empresarial – Ministro Nelson Jobim (ex-Presidente do STF) e Bruce Edwards (mediador e fundador do JAMS, EUA)
  • Agosto de 2021: análise de risco de litígios e acordos antecipados; José Emilio Nunes Pinto (árbitro e ex-Vice-presidente da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional – CCI, de Paris) e Prof. John Lande (Faculdade de Direito da Universidade do Missouri, EUA)
  • Setembro de 2021: vieses cognitivos; Prof. Marcelo Huck (advogado, árbitro, mediador e professor da USP) e Profa. Nina Meierding (mediadora e professora, EUA)
  • Dezembro de 2021: simulação de mediação; Ana Carolina Riella (coordenadora de casos e parcerias do Programa de Mediação da Universidade de Harvard, EUA)
  • Março de 2022: negociação, mediação e diplomacia; Embaixador Roberto Azevêdo (ex-Vice-presidente Global para Assuntos Corporativos da PepsiCo e ex-Diretor Geral da Organização Mundial do Comércio – OMC)
  • Junho de 2022: mediação e as varas empresariais; Juízes Luís Felipe Ferrari Bedendi e Eduardo Palma Pellegrinelli (1ª e 2ª Varas Empresariais e de Conflitos de Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo).
  • Outubro de 2022: incentivos à mediação – o easy opt-out e a mediação paralela; Ann Ryan Robertson (sócia internacional de Locke Lord LLP e antiga presidente do Chartered Institute of Arbitrators – CIARB) e Giuseppe de Palo (antigo ombudsman dos Programas e Fundos da Organização das Nações Unidas – ONU)
  • Outubro de 2022 (em conjunto com a Comissão ESG do IBRADEMP): mediação no contexto ESG; Diego Faleck (sócio de Faleck & Associados), Keyvan Macedo (diretor de sustentabilidade de Natura & Co.), Maria Rita Drummond (vice-presidente jurídica da Cosan) e Ricardo Barcellos (sócio de Silveiro Advogados)
  • Março de 2023: técnicas de advocacia em mediações; Susanne Schuler (diretora de treinamento e consultoria do Centre for Effective Dispute Resolution – CEDR, de Londres)
  • Agosto de 2023: advocacia na mediação empresarial; Marcelo Ferro (sócio de FCDG Advogados), Mariana Freitas de Souza (mediadora e sócia de PVS Advogados), Gabriela Codorniz (advogada, mediadora e árbitra) e Marcelo Perlman (mediador e advogado)

Coordenadores NAMNE – Núcleo de Advocacia em Mediação e Negociação Empresariais:

Caio Campello de Menezes

Fundador do escritório Campello de Menezes, especializado em negociação, mediação e arbitragem. Com experiência de mais de 23 anos em contencioso estratégico e arbitragem, como advogado e árbitro. Graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Mestre em Direito pela University of London em “International Dispute Resolution” (2004). Inscrito na Ordem de Advogados do Brasil (Sao Paulo) e na Ordem de Advogados Portugueses (Lisboa). Integra a lista de árbitros das principais câmaras de arbitragem no Brasil, tais como CAM-CCBC, AMCHAM, CAMARB e CBMA. Reconhecido pela publicação internacional Chambers & Partners (Global and Latin America) como líder na área de Arbitragem por mais de 10 anos. Certificado pela Harvard University em “Negotiation Skills: Strategies for Increased Effectiveness” (2012). Certificado pela International Chamber of Commerce (ICC) em “ICC Advanced Academy for Arbitrators – Latin America” (2016-2017). Certificado pela Pepperdine University em “Mediating the Litigated Case” (2023). Membro do Comitê Consultivo para o Brasil (Brazilian Advisory Board – BAB) do International Institute for Conflict Prevention & Resolution (CPR) (2023-2026). Autor de vários artigos sobre arbitragem em revistas especializadas.

Gabriela Codorniz

Advoga há 20 anos na área de direito empresarial, com ênfase em mercado de capitais, societário e contratos. Graduada em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em direito civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre e doutoranda em direito comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2007 participou da fundação do escritório Trindade Sociedade de Advogados, onde permaneceu até 2023, com um intervalo entre os anos de 2011 e 2012, quanto atuou como Chefe de Gabinete da Presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Desde 2017 se especializou em mediação de conflitos, atuando também como árbitra em disputas empresariais. Leciona em cursos de graduação e pós-graduação, e participa da Comissão Especial de Mercado de Capitais da OAB Federal e da Comissão de Direito Societário da OAB/RJ. Coordenou o livro Comentários à Lei do Mercado de Capitais, obra brasileira que examina detalhadamente todos os artigos da Lei n° 6.385/76, além de ter escrito uma série de artigos acadêmicos relacionados a temas de sua atuação.

Marcelo Perlman

Fundador do Perlman Mediação e Estratégias Jurídicas. Graduado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em direito (LL.M.) pela University of Chicago. Distinguished Fellow da International Academy of Mediators (IAM). Integra o Panel of Mediators da International Centre for Dispute Resolution (ICDR), divisão internacional da American Arbitration Association (AAA), o Panel of Distinguished Neutrals do International Institute for Conflict Prevention & Resolution (CPR), as listas de mediadores de diferentes câmaras no Brasil e em Portugal, e o Cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais, mediante aprovação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Prática de mediação reconhecida pelos rankings Commercial Mediation 2022 e Brazil – Commercial Mediation 2022 do Who’s Who Legal, Mediators – Brazil – 2021, 2022 e 2023, publicados pela Leaders League, e Lexology Client Choice Awards de 2021 para Mediação no Brasil. Membro do Comitê Consultivo para o Brasil (Brazilian Advisory Board – BAB) do International Institute for Conflict Prevention & Resolution (CPR), do Conselho Consultivo de Mediação do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), do Mediation Thought Leadership Group do Chartered Institute of Arbitrators (CIArb), do Conselho Consultivo do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML) – Polo Brasil, da Comissão Especial de Mediação Empresarial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB/SP), e do Conselho Consultivo do Instituto Mediare.