Direito do Mercado Financeiro


A Comissão se dedica ao estudo e debate de temas correlatos ao Direito do Mercado Financeiro, aqui compreendido pelas relações jurídicas atinentes às Instituições Financeiras e entidades a elas equiparadas integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Esses temas são de suma importância para os profissionais do direito, uma vez que estão inexoravelmente ligados ao funcionamento da economia e têm grande potencial de influenciá-la.

Pode-se dizer que o Mercado Financeiro está dividido em quatro segmentos que, embora autônomos, possuem intensa inter-relação: (i) operações de crédito; (ii) operações com valores mobiliários; (iii) operações monetárias e meios de pagamentos; e (iv) operações cambiais. O dinamismo que se verifica no Mercado Financeiro tem claro reflexo na área jurídica. Para o operador do direito que trabalha neste segmento, existe a constante necessidade de se atualizar em relação às constantes inovações normativas, desenvolver novos produtos, bem como criar novas políticas ou adequar as existentes.

Nesse contexto, é meta da Comissão de Direito do Mercado Financeiro do IBRADEMP contribuir com um avançado e atualizado debate a respeito da atual regulação, novas reflexões doutrinárias e jurisprudenciais, assim como as novas tendências de regulação bancária internacionais deste ramo do direito.

Bruno Balduccini, Carolina Cruz, Eduardo Dotta e Rubens Vidigal Neto, em nome do IBRADEMP e da Comissão, convidam todos e todas que trabalham, estudam e interagem com o Direito do Mercado Financeiro, em suas organizações e instituições, a participar da Comissão. Participe do processo de seleção de membros efetivos e contribua para o debate deste segmento tão importante para a economia global.

Coordenadores da Comissão de Direito do Mercado Financeiro:

Bruno Balduccini
Sócio desde 2001 na Área Empresarial do escritório de São Paulo de Pinheiro Neto Advogados. Bacharel em Direito pela PUC-SP e admitido na OAB, cursou mestrado na Universidade de Boston nos EUA. Foi associado estrangeiro por um ano no escritório Sullivan & Cromwell em Nova Iorque. Participa da Comissão de estudos sobre Instituições Financeiras da OAB-SP. Suas áreas de atuação são: Fusões e aquisições; direito financeiro e bancário; câmbio; mercado de capitais; direito societário; trade finance; seguro e resseguro; meios de pagamento, criptomoedas, blockchain e Fintechs.

Daniela Mussolini Llorca Sanchez
Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduada em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pela Fundação Getulio Vargas. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui grande experiência em operações e regulação do mercado financeiro e de capitais. Advogada em São Paulo.

Eduardo Montenegro Dotta
Bacharel e especializado em Direito Empresarial pela PUC/SP, LLM em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais pelo Insper Direito, Mestrando em Análise Econômica do Direito pelo CEDES em parceria com a FIPE (FEA/USP); Professor do Insper Direito no curso de LLM em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais e em cursos de extensão; Professor Visitante da Universidade de St. Gallen (Suíça) na disciplina de Regulação do Mercado Financeiro e de Capitais; Professor convidado da escola de Negócios Saint Paul em cursos de Pós-Graduação e extensão; Consultor externo da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais; Autor do Livro “A Responsabilidade dos Administradores de Fundos de Investimento no Novo Código Civil”; Coautor do Livro “Aspectos da Arbitragem Institucional – 12 anos da Lei 9.307/96 – A Arbitragem e sua Aplicabilidade nos Contratos de Adesão: Uma Proposta para o Sistema Financeiro”; Coautor do Livro “Direito Empresarial Brasileiro Avanços e Retrocessos – Uma homenagem aos 15 anos do Insper Direito”; Autor e coautor de obras e diversos artigos jurídicos.

Rubens de Camargo Vidigal Neto
Sócio do Vidigal Neto Advogados desde 2010 na área de Bancário e Mercado de Capitais. Graduado em direito pela Universidade de São Paulo, e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, tendo cursado parte da pós-graduação na Rotterdam School of Management – Erasmus University.

MEMBROS EFETIVOS DA COMISSÃO DE DIREITO DO MERCADO FINANCEIRO:

Alessandra Carolina Rossi Martins Alexandre Oliveira Rocha
Alexssandra José Luiz Pinto Guida Amanda Ruana Lima Botelho
Ana Beatriz Carmello André Dágola Brostoline
André Luiz Marcelino Antunes Anna Carolina Gouvea Guimarães de Oliveira
Antônio Aires Arthur Rodrigues Dalmarco
Augusto Simões Aylton Gonçalves
Camilo Gerosa Caroline Vallerio Oliveira
Celso Contin Daniel Pessanha
Dario Miranda Carneiro Eleonora Santiago
Erik Oioli Fabiano de Melo Ferreira
Fabio Braga Fábio Perez
Felipe Guimarães De Castro Prado Felipe Rufalco Medaglia
Fernando Henrique Saboia Silva Filipe de Aguiar Vasconcelos Carneiro
Francisco José Turra Frederico Bullamah
Gabriela Ponte Machado Gabrielle de Oliveira Ribon
Gustavo Cunha Gustavo Ferreira da Silva
Gustavo Gavioli Gustavo Rabello
Henrique Garcia Pimenta Isadora Postal Telli
João Luís Cesconi Lara Jéssica de Alencar Araripe
João Pedro Borges João Paulo Braune Guerra
José Ary de Camargo Salles Neto Jorge Luciano de Jesus Aragão
Julia Tamer Langen José Meirelles
Kenneth Ferreira Juliana Paiva Guimaraes
Leonardo Di Cola Leandro Chiarottino
Livia Maria Siviero Bittencourt Huh Letícia Wanderley
Luiza Oliveira Luiz Augusto Maffazioli Guimarães
Marcos Medeiros Coelho da Rocha Marcelo Cosac
Maria Clara Chaves Maciel Marcus Vinicius Pimentel da Fonseca
Mariana Prado Mariana Guenka
Maurício Jayme e Silva Mateus Maia
Mauro André Mendes Finatti Maurício Santos
Natália Minotto Natália Fazano Novaes
Pedro Goulart Cheng Pedro Feier Pinto
Priscilla Perim Freitas Santos Agnelli Polyana Rosário
Raphael Oliveira Zono Rafaela Parizotto Lacaz Martins
Ricardo Binnie Renata Cardoso
Rodrigo Amaral e Souza Ricardo Stuber
Stephanie do Carmo Rodrigo Nascimento
Tomaz Lopes Thales Paiva
Vitor Sampaio Tostes Vinícius Gagliardi
Yasmin Valle Viana Marques Paiva Wilson Moralles Condé