Diretoria


Henrique Cunha Barbosa – Presidente

Vice-Presidente do IBRADEMP. Doutor em Direito Comercial pela USP. Coordenador e Professor do Pós-graduação do IBMEC. Professor do LL. Direito Societário do INSPER e do Pós-graduação da FGV/RJ e da PUC/RS. ALP Summer Course in Mergers & Acquisitions pela Vanderbilt Law School. Summer Course in Commercial Law pela Georgetown University. Árbitro das listas da CAMARB e ARBITAC. Sócio de Barbosa & Barbosa Advogados.

Michel Sancovski – Vice-Presidente

Sócio do escritório Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown LLP., possui LL.M. (Master in Laws) pela U.C. Berkeley School of Law (Boalt Hall), EUA, especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP) e é bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua atuação se concentra em compliance e anticorrupção, e sua experiência inclui assessoria em casos anticorrupção, considerando as legislações local e estrangeira, coordenação de grandes investigações empresariais de alta complexidade, desenvolvimento, revisão e implementação de programas de compliance, due diligence anticorrupção em terceiros e no contexto de operações de fusões e aquisições. Michel ainda tem vasta experiência na cooperação com autoridades brasileiras e americanas, assim como na negociação de acordos de leniência. Ele é também professor convidado de renomadas instituições para ministrar cursos de formação em compliance, e tem grande experiência com treinamentos na área para altos executivos.

Akira Ano Junior – Diretor

Advogado, mestrando em Direito dos Negócios pela FGV, certificado internacionalmente em Compliance pela Society Corporate Compliance and Ethics. Atualmente é head de Compliance na indústria petroquímica, Braskem. Executivo sênior (jurídico e compliance) tendo atuado como gestor de departamentos jurídicos e de compliance em grandes multinacionais como Ambev, BRF (Sadia e Perdigão) e atualmente na Braskem, além da atuação como advogado em escritórios de advocacia e em consultorias na área tributária, previamente ao ingresso na área de Compliance.
Possui experiência comprovada em Monitoria Independente, na implementação e estruturação de programas de Compliance, do Canal de Denúncias e em Investigações Internas de alta complexidade, assim como em programas de Due Diligences (KYS, KYC e KYE), conflitos de interesse, treinamentos e comunicação de Compliance, etc.
É palestrante de temas relacionados a Compliance anticorrupção, concorrencial, monitoria independente e outros assuntos relacionados compliance e governança no geral, em instituições de ensino de pós graduação.
Foi eleito em 2021 pela LEC e pelo anuário da revista Análise Editorial como um dos melhores executivos de Compliance no Brasil.
Atualmente, é Líder da área de Compliance na Braskem (América do Sul), englobando as seguintes áreas: Due Diligence, Investigações Internas, Conflitos de Interesse, Cortesias empresariais, de Treinamentos e Comunicações de Compliance e Proteção de Dados na Braskem na regional SAM (South America)

Ana Carolina Freire Gentil – Diretora


Sócia fundadora do Gentil e Kluge Advogados. Possui mais de 25 anos de experiência, incluindo mais de 20 anos em escritório de advocacia e 03 anos como diretora jurídica e de compliance da AES Brasil, onde adquiriu vasta experiência no setor de energia. Concentra sua atuação em compliance, governança corporativa, ESG, bem como na estruturação e implementação de operações jurídicas de dívida e investimentos. Graduada em Direito pela PUC – SP e economia pela FEA – USP, e obteve os títulos de MBA pelo Massachussets Institute of Technology – MIT e L.L.M. pela Georgetown University Law Center. Conselheira e fundadora da ONG W.I.L.L – Women in Leadership in Latin America focada em dividir melhores práticas, promover e aprimorar o valor individual e coletivo de mulheres em posições relevantes e de liderança na América Latina. Membro da Comissão de Ética na Governança do IBGC.

Eduardo Montenegro Dotta – Diretor

Bacharel e especializado em Direito Empresarial pela PUC/SP, LLM em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais pelo Insper Direito, Mestrando em Análise Econômica do Direito pelo CEDES em parceria com a FIPE (FEA/USP); Professor do Insper Direito no curso de LLM em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais e em cursos de extensão; Professor Visitante da Universidade de St. Gallen (Suíça) na disciplina de Regulação do Mercado Financeiro e de Capitais; Professor convidado da escola de Negócios Saint Paul em cursos de Pós-Graduação e extensão; Consultor externo da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais; Autor do Livro “A Responsabilidade dos Administradores de Fundos de Investimento no Novo Código Civil”; Coautor do Livro “Aspectos da Arbitragem Institucional – 12 anos da Lei 9.307/96 – A Arbitragem e sua Aplicabilidade nos Contratos de Adesão: Uma Proposta para o Sistema Financeiro”; Coautor do Livro “Direito Empresarial Brasileiro Avanços e Retrocessos – Uma homenagem aos 15 anos do Insper Direito”; Autor e coautor de obras e diversos artigos jurídicos.

 

 Maria Beatriz Armelin Petroni – Diretora

Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1996 e com Mestrado – LL.M. (Masters of Laws) pela London School of Economics (LSE), Londres, Inglaterra, em Direito Internacional Privado (1998-1999), Maria Beatriz também é pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Direito Internacional das Relações Econômicas e do Comércio (2003) e no Centro de Extensão Universitária (CEU Law School) em Direito Empresarial Internacional (2005). Em 2016, realizou um pós-MBA em Governança Corporativa, Compliance e Gerenciamento de Riscos (“Advanced Boardroom Program for Women” – ABPW) pela Saint Paul Escola de Negócios (São Paulo) e, em 2017, o módulo internacional pela Columbia University, Nova Iorque, EUA. Em 2018, realizou o curso de formação de Conselheiro Independente do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), para atuação como conselheira e agente do desenvolvimento da governança corporativa em companhias. Em abril de 2022, realizou o Módulo Internacional da Kaospilot, na Dinamarca, em conjunto com a Saint Paul Escola de Negócios (ABP-W) sobre Inovação em Tempos Complexos e Turbulentos, Mudança, Diversidade e Inclusão em Conselhos de Administração.

Sócia fundadora do MBAP Law, escritório especializado em direito empresarial, Compliance  e Governança Corporativa. Maria Beatriz e seu escritório foram indicados como um dos mais admirados do Direito na área de Compliance e Comércio Exterior de acordo com a Análise Advocacia em 2022 e também em 2021.
Em 1997, iniciou sua carreira no escritório de advocacia Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados e após regresso ao Brasil quando da conclusão do mestrado no exterior, trabalhou por quatro anos na área empresarial do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados (associado a Baker & McKenzie).
Atuou como Diretora Jurídica da holding de participações societárias denominada Coimex Empreendimentos e Participações de 2009 a abril de 2021, tendo antes assumido os cargos de coordenada jurídica e gerente jurídica da Coimex Trading, uma das maiores tradings de agronegócio do Brasil, durante o período de 2004 a 2009.

 Mariana Martins-Costa Ferreira – Diretora

Professora da Graduação em Direito do Insper e da Pós-Graduação em Direito da FGV-SP. Mestre e Doutora em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP.  Representante do Capítulo Latino-Americano do ICC YAF. Sócia de Ferro, Castro Neves, Daltro & Gomide Advogados.