ESG


A governança corporativa ingressou em uma nova fase em sua evolução histórica.

Os princípios da transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa deixam cada vez mais o campo da generalidade e abstração para ganhar mais concretude nos mecanismos externos e internos de governança, nas ações, projetos e metas das organizações, nos efeitos reais que estas propagam para todos os seus stakeholders. Aos poucos, as organizações vêm adotando um novo olhar para seus públicos de interesse, estratégicos e influenciadores. O tema ESG, há tempos presente nas discussões sobre sustentabilidade empresarial, ganha força e eco nas vozes de relevantes representantes de fundos de investimento, executivos, acadêmicos e reguladores em todo o mundo. A sigla é dita e repetida incansavelmente em todos os meios de comunicação, viralizando nos webinars e nos textos técnicos. A governança não tem mais como ignorar essa nova tendência do chamado “capitalismo de stakeholders”.

Diante desse irresistível movimento, o IBRADEMP criou, em 2020, a Comissão ESG, que substituiu a então Comissão de Ética e Governança Corporativa, alargando e atualizando a sua competência original. Desde o início, buscamos uma composição multidisciplinar para a Comissão ESG, que trouxesse visões realistas e provocativas

Com a mudança das comissões do IBRADEMP neste ano de 2022, estamos buscando atrair um grupo de trabalho maior, dedicado e que ambicione discutir essa temática com a construção não só de diálogos, mas também de contribuições reais para movimentos regulatórios e autorregulatórios, estudos e demais discussões externas. Queremos manter uma agenda aberta e democrática de temas desenvolvidos colaborativamente com todos os participantes, buscando uma interação dinâmica e crescente, em uma verdadeira “onda ESG”.

Claudia Pitta, Ana Luci Grizzi e Romeu Amaral, em nome do IBRADEMP e em nome próprio, convidam todos e todas que trabalham, estudam e vocalizam ESG em suas organizações e instituições a participar da nova Comissão ESG. Participe do processo de seleção de membros! Que a nova fase da governança seja aquela que consiga aliar legalidade, ética e sustentabilidade para gerar a tão esperada legitimidade nas organizações!

 

Comissão de ESG

Ana Luci Grizzi
Ana Luci Grizzi é especialista em sustentabilidade/ESG, com mais de 20 anos de atuação voltada à incorporação da variável ambiental, climática e social ao planejamento estratégico dos negócios. É conselheira emérita da TNC – The Nature Conservancy, Diretora do Programa Avançado em ESG da Saint Paul Escola de Negócios, membro dos Comitês ESG da CFA Society e da ABRASCA e vice coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do IBGC. Possui pós-MBA em Governança Corporativa na Saint Paul Escola de Negócios, é mestre em direito ambiental pela PUC/SP e especialista pela USP. Coautora do livro ‘Responsabilidade Civil Ambiental dos Financiadores’ de 2002 e autora do livro ‘Direito Ambiental aplicado aos Contratos’ de 2008.

Claudia Pitta
Sócia da Evolure Consultoria e da AdvantiKA Responsible Results (Suíça), consultorias especializadas em Ética Empresarial e ESG, e Conselheira Certificada pelo IBGC (CCA IBGC). Atuou por 15 anos nos departamentos jurídicos das empresas Shell e Raízen, inclusive como Diretora Jurídica, e em escritórios de advocacia. É graduada e Mestre em Direito pela UFRGS, pós-graduada em Neurociências e Comportamento pela PUCRS, possui pós-MBA Advanced Boardroom Program pela Saint Paul Escola de Negócios, Curso de Conselheiros pelo IBGC e Executive LLM pela CEU Law School. É professora de Ética, Governança e Compliance na Saint Paul Escola de Negócios, IBGC, LCA e outras instituições, autora de artigos e palestrante. É, ainda, mentora e sócia da plataforma digital CompliancePME, membro da Comissão de Ética na Governança do IBGC e membro da fundação Women Corporate Directors (WCD).

Romeu Amaral
Sócio do Amaral Lewandowski Advogados, com atuação nas áreas Contencioso, Societário/M&A, Arbitragem, e Mercado de Capitais. Professor do Insper (Pós-graduação). Doutor e Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. LLM pela Northwester Pritzker School of Law (Chicago), LLM em Direito Empresarial pelo Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pela Unicamp. Diretor executivo e membro do Conselho Editorial da Revista de Direito das Sociedades e dos Valores Mobiliários. Consultor internacional para a reforma do Código Comercial de Moçambique. Árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada – CAMES.

SECRETÁRIA DA COMISSÃO:

Maria Beatriz Vallone Leite Moura

MEMBROS EFETIVOS DA COMISSÃO DE  ESG: 

Alessandra Gobetti Vieira Coelho ALEXANDER GIUGNI MAIA SOARES
Alexei Bonamin Ana Carolina da Silva Barbosa
Ana Carolina Gentil Ana Carolina Mombelli Strefezza Lopes
Andoni Bengoa Andrea Giamondo Massei
Anna Carolina Malta Spilborghs Antonio Augusto Reis
Bernardo Coelho Rezende Vieira Bruna Gärner
Carmen Sfeir Jacir Carolina Angelozi de Lima
Caroline Dihl Prolo Clara Pacce Pinto Serva
Clarice Amâncio Sofal Claudia Soares Garcia
Claudio D.D. Gomez Daniel Seixas Gomide
Daniela Favaretto Daniela Khaunis
Daniella Raigorodsky Monteiro Deisy Granado
Denise Chachamovitz Leão de Salles Diego Faleck
Eduardo Ferreira Eduardo Matzenbacher Zarpelon
Emerson Siécola Fabiana Figueiró
Fernada Stefanello Fernanda Claudino
Fernanda Rossetto Fossati Santa Maria Gabriella Maranesi Najjar
Giovana Benetti HELOISA VERRI PAULINO GOMES
Henrique Ferreira França Isabella Pollari
Jessica Ann Bernstein Heumann Julia Franco
Juliana Pacheco Juliana Ramalho
Julie Kelbert Griebler Lívia Gândara
Luciana Camponez Pereira Moralles LUCIANO MEDRADO CRUZ PORTO
Luiz Gustavo Escorcio Bezerra Marcela Andrade de Assis Pereira
Marco Aurélio Orosz Maria Machado
Mariana Gracioso Barbosa Mariana Níquel
Marina Vieira Freire MELFORD VAUGHN NETO
Monique Mavignier Murilo Melo Vale
Natália Pimenta Priscila Benelli Walker
Phillipe Kafer Haacke de Oliveira Ramon Lujudice
Renato Barichello Butzer Ricardo Dornelles Chaves Barcellos
Rodrigo Jorge Moraes Rosane Menezes
Samia Abdalla Sarah Sato
Thaís Leonel Thaís Maria Leonel do Carmo
Thais Matallo, sócia (TM) Thales Kroth de Souza
Thalita de Marco Vani Tiago A. D. Themudo Lessa
Tiago Tebecherani Victor Trevilin Benatti Marcon
Walkyria Bozza Kluge Yve Carpi de Souza