Direito Concorrencial


Nos últimos 20 anos, o Direito da Concorrência ganhou relevância no cenário jurídico nacional e no cotidiano das empresas, consolidando-se como um ramo importante do Direito Empresarial. Dada a amplitude de temas do IBRADEMP e sua capacidade de congregar profissionais com especialidades distintas, a Comissão de Direito da Concorrência tem como objetivo contribuir para ampliação do conhecimento sobre a área e aperfeiçoamento de práticas e procedimentos em temas que apresentam intersecção com outras áreas do Direito Empresarial, como:

Análise de fusões e aquisições: a notificação de atos de concentração ao CADE é necessária em diversas operações. Além de um aprimoramento da análise substantiva de questões concorrenciais relacionadas aos mercados envolvidos, é necessário um diálogo cada vez maior sobre temas que envolvem conhecimento e experiências de outras áreas do direito empresarial, tais como: (a) as melhores práticas durante a negociação e nos períodos pré e pós-closing em face da possibilidade de gun jumping; (b) regras para notificação de fundos de investimento; (c) regras para notificação de contratos associativos e joint-ventures; (d) regras sobre a notificação de aquisição de participações minoritárias e questões de governança.

Investigações e compliance: diversas condutas de agentes econômicos podem ser investigadas como potenciais infrações à ordem econômica, incluindo arranjos colusivos, trocas de informações sensíveis e condutas unilaterais. Há necessidade de aperfeiçoamento e evolução de uma série de práticas empresariais e um diálogo maior com a área de compliance e investigações é fundamental para essa evolução.

Infraestrutura: projetos de infraestrutura podem suscitar múltiplas questões concorrenciais, seja durante sua estruturação seja durante a implementação. Essas questões compreendem desde a estruturação de consórcios e alianças entre empresas, até mesmo à forma de provimento do serviço e acesso a rivais durante a implementação. É necessária maior atenção a esses pontos e um diálogo multidisciplinar entre profissionais de diferentes áreas do direito empresarial pode contribuir.

Coordenadores da Comissão de Direito Concorrencial

Ademir Antonio Pereira Jr

Sócio da Advocacia Del Chiaro, escritório boutique especializado em concorrência. Ademir tem atuado nos principais casos envolvendo setores da economia digital, como Internet, comunicação móvel e computação em nuvem, além de ter atuado nos casos que definiram a interface entre Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência. Também possui extensa experiência em setores tradicionais como siderurgia, mineração, infraestrutura, bens de consumo e automotivo. Ademir é Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre (LLM) em Direito, Ciência e Tecnologia pela Stanford University, onde é Fellow do Stanford Center for Internet and Society. Foi indicado como um dos principais advogados brasileiros em questões concorrenciais pelas publicações internacionais Chambers Latin America, Legal 500 (“next generation lawyer”) e Who’s Who Legal, além de ser apontado como um dos advogados mais admirados do país em Concorrencial e nas áreas automotiva e de tecnologia pela Análise Advocacia 500. Em 2020, Ademir foi nomeado ao Global Competition Review Awards na categoria “Lawyer of the Year – Under 40”.

Suzana Fagundes Ribeiro de Oliveira
Diretora Jurídica da Localiza. Suzana conta com extensa experiência em questões de direito da concorrência, tendo coordenado times atuando em processos complexos de M&A, investigações de conduta e organização de programas de compliance. Em 2016, Suzana venceu o prêmio “Competition Lawyer of the Year” no Latin American Corporate Counsel Awards. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, é pós graduada em direito da empresa e da economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui L.LM pela Northwestern University School of Law (EUA) e pós graduação em administração de empresa pela J.L. Kellogg Graduate School of Management (EUA), além de cursos de extensão executiva na França, EUA e Brasil.

MEMBROS EFETIVOS DA COMISSÃO DE DIREITO CONCORRENCIAL:

Alberto Monteiro Ana Luisa Correa da Silva Giovanetti
Ana Paula Paschoalini Arthur Ferrari Arsuffi
Clarissa Yokomisso Bruno Hugi
Daniela Favaretto Cristianne Saccab Zarzur
Erica Yamashita Eduardo Frade
Fernanda Harari Fábio Amaral Figueira
Gabriel de Aguiar Tajra Fernando Naegele
Isabela Oliveira Gilberto Azevedo Netto
Jessica Ann Bernstein Heumann Gustavo Coelho
João Pedro Valentim Bastos Jackson de Freitas Ferreira
João Pedro Valentim Bastos João Pedro Valentim Bastos
Lauro Celidônio João Pedro Valentim Bastos
Luís Bernardo Coelho Cascão Joyce Alves
Luiz Guilherme Ros Lucas Griebeler
Maria Eugênia Novis Luis Nagalli
Michelle Sobreira Ricciardi Rosa Marcos Filipe Aleixo de Araújo
Otávio Cividanes Marina Horita
Rodrigo da Silva Alves dos Santos Natan Munhoz
Rodrigo Fiorese Castaldeli Rafael Cirino da Silva
Vitor Jardim Machado Barbosa Rodrigo d’Avila Mariano
Wiliam Yuzo Akamine Thuanny Simões
Yuri Kuroda Nabeshima Vivian Fraga
Rachel Marques Yan Villela Vieira
Marco Aurélio Orosz