ESG


A governança corporativa ingressou em uma nova fase em sua evolução histórica.

Os princípios da transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa deixam cada vez mais o campo da generalidade e abstração para ganhar mais concretude nos mecanismos externos e internos de governança, nas ações, projetos e metas das organizações, nos efeitos reais que estas propagam para todos os seus stakeholders. Aos poucos, as organizações vêm adotando um novo olhar para seus públicos de interesse, estratégicos e influenciadores. O tema ESG, há tempos presente nas discussões sobre sustentabilidade empresarial, ganha força e eco nas vozes de relevantes representantes de fundos de investimento, executivos, acadêmicos e reguladores em todo o mundo. A sigla é dita e repetida incansavelmente em todos os meios de comunicação, viralizando nos webinars e nos textos técnicos. A governança não tem mais como ignorar essa nova tendência do chamado “capitalismo de stakeholders”.

Diante desse irresistível movimento, o IBRADEMP criou, em 2020, a Comissão ESG, que substituiu a então Comissão de Ética e Governança Corporativa, alargando e atualizando a sua competência original. Desde o início, buscamos uma composição multidisciplinar para a Comissão ESG, que trouxesse visões realistas e provocativas

Com a mudança das comissões do IBRADEMP neste ano de 2022, estamos buscando atrair um grupo de trabalho maior, dedicado e que ambicione discutir essa temática com a construção não só de diálogos, mas também de contribuições reais para movimentos regulatórios e autorregulatórios, estudos e demais discussões externas. Queremos manter uma agenda aberta e democrática de temas desenvolvidos colaborativamente com todos os participantes, buscando uma interação dinâmica e crescente, em uma verdadeira “onda ESG”.

Comissão de ESG

Ana Carolina Freire Gentil
Sócia fundadora do Gentil e Kluge Advogados. Possui mais de 25 anos de experiência, incluindo mais de 20 anos em escritório de advocacia e 03 anos como diretora jurídica e de compliance da AES Brasil, onde adquiriu vasta experiência no setor de energia. Concentra sua atuação em compliance, governança corporativa, ESG, bem como na estruturação e implementação de operações jurídicas de dívida e investimentos. Graduada em Direito pela PUC – SP e economia pela FEA – USP, e obteve os títulos de MBA pelo Massachussets Institute of Technology – MIT e L.L.M. pela Georgetown University Law Center. Conselheira e fundadora da ONG W.I.L.L – Women in Leadership in Latin America focada em dividir melhores práticas, promover e aprimorar o valor individual e coletivo de mulheres em posições relevantes e de liderança na América Latina. Membro da Comissão de Ética na Governança do IBGC.

Carolina Santos Pecorari
Gerente executiva de Sustentabilidade e ESG da Ultragaz. Atualmente é responsável pela elaboração e execução da estratégia de Jornada ESG na empresa controlada pelo Grupo Ultra. Ainda, é mentora de startups no Quintessa e membro do conselho consultivo da startup FoodToSave. Acumula mais de 18 anos de experiência nos segmentos de Sustentabilidade e ESG, Relações Corporativas e Departamento Jurídico, com passagem pelos escritórios TozziniFreire Advogados, em São Paulo (SP) e Debevoise & Plimpton LLP, em Nova Iorque (EUA). Também atuou por 2 anos no jurídico, da Ambev, por 4 anos na ZX Ventures, braço de inovação da Ambev, como Head Jurídico e Relações Corporativas e 3 anos na Diretoria de Sustentabilidade e ESG na Ambev para os mercados do Brasil e América Latina.

Raphael Fonseca Niemeyer
Sócio do Stocche Forbes na área de fusões e aquisições, é responsável pela coordenação da prática multidisciplinar de ESG do escritório. Possui relevante experiência no setor de energia e infraestrutura, com ênfase em transição energética e mercados de carbono, representando clientes localizados no Brasil, Estados Unidos e exterior em operações de fusões e aquisições, investimentos estruturados entre outras operações. No ramo de ESG, atua como advogado, consultor e palestrante nos assuntos de governança corporativa, investimento sustentável, mercados de carbono e transição energética. Foi associado ao King&Spalding em Nova York nas equipes de M&A e Project financing. É bacharel em direito e possui pós-graduação em finanças, contabilidade e controladoria.

Rosane Meira de Menezes Lohbauer

Atuando na advocacia há mais de 25 anos. Iniciou sua carreira na pratica corporativa e M&A, tendo migrado, após 10 anos de atuação, para a área do Direito Público, Infraestrutura. Atualmente é líder da área de Infraestrutura e Negócios Públicos, e sócia fundadora do SouzaOkawa Advogados. É Diretora Institucional da Divisão de Saneamento Básico do DEINFRA – Fiesp/SP. E integra o Conselho Consultivo da Organização Social Turma do Jiló, que tem por objeto garantir a educação inclusiva dentro de escolas e empresas.

Rosane é formada em Direito pela PUC/SP. Tem MBA Executivo em Direito da Economia pela FGV/SP, e finalizou recentemente sua formação para Conselheira no High Impact Program ABP-W – Saint Paul Escola de Negócios.

SECRETÁRIA DA COMISSÃO:

Maria Beatriz Vallone Leite Moura

MEMBROS EFETIVOS DA COMISSÃO DE  ESG: 

Alessandra Höhne Alexandre Arnone
Alexandre Oliveira Rocha Alexei Bonamin
Ana Carolina Mombelli Strefezza Lopes Ana Claudia La Plata de Mello Franco
Ana Luci Grizzi Ana Paula Terra
Andrea Giamondo Massei Anna Carolina Malta Spilborghs
Antonio Augusto Reis Arthur Rodrigues Dalmarco
Bia Kowalewski Brandon Nogueira
Bruna Gärner Bruna Menezes Vilas Boas Lima
Camila Goldberg Cavalcanti Carmen Sfeir Jacir
Carolina Angelozi de Lima Carolina Brumati Ferreira
Carolina Duarte Carolina Filipini Ferreira
Carolina Giovani Santos Clara Pacce Pinto Serva
Claudia Pitta Claudio D.D. Gomez
Daniela Favaretto Daniela Khaunis
Daniella Raigorodsky Monteiro Denise Chachamovitz Leão de Salles
Diego Billi Falcão Eduardo Ferreira
Eleonora Santiago Fabiana Figueiró
Fabio Vinicius Ferraz Grasselli Fernada Stefanello
Fernanda Rossetto Fossati Santa Maria Fernando Bernardi Gallacci
Francisco José Turra Gabriella Maranesi Najjar
Germano Gonzaga Lima do Vale Filho Guilherme Meirelles Bruschini
Gustavo Gavioli Isabella Pollari
João Manoel de Lima Junior Julia Franco
Juliana Ramalho Julie Kelbert Griebler
Letícia Marques Lívia Gândara
Luciana Camponez Pereira Moralles Luiz Gustavo Escorcio Bezerra
Luiza Nunes Lemos Marcela Andrade de Assis Pereira
Marcela Ortega Tavares Márcio Pereira
Marco Aurélio Orosz Maria Christina Motta Gueorguiev
Maria Clara Chaves Maciel Maria Machado
Mariana Gracioso Barbosa Mariana Níquel
Marina Vieira Freire MELFORD VAUGHN NETO
Miriam Signor Monique Mavignier
Natália Fazano Novaes Paoletti Gomes Filippini
Patricia Isabel Miguel Pedro Sutter
Phillipe Kafer Haacke de Oliveira Priscila Benelli Walker
Rafael Lages Lobato Ramon Lujudice
Renato Barichello Butzer Reynaldo Guimarães Vallú Neto
Romeu Amaral Samia Abdalla
Soila Máira Ferreira da Silva Rodrigues Thaís Leonel
Thaís Maria Leonel do Carmo Thais Matallo
Thalita de Marco Vani Thiago Quintão Riccio
Tiago A. D. Themudo Lessa