Mesmo com a pandemia, IBRADEMP se fortalece e registra o seu maior crescimento


Daniel Kalansky, Presidente do IBRADEMP, fala sobre o crescimento do instituto e as conquistas alcançadas.

 

 

Assim que começou a quarentena, o IBRADEMP foi um dos institutos pioneiros para transformar tudo que era presencial em online. O IBRADEMP demonstrou que o isolamento não impediu a disseminação do conhecimento e a interação com seu público. À frente do IBRADEMP, Daniel Kalansky enfrentou o desafio de manter o instituto ativo e adaptar seu funcionamento às necessidades dos associados. Em entrevista ao IBRADEMP, Kalansky fala de como o IBRADEMP alcançou novos patamares mesmo durante a pandemia.

IBRADEMP: Tendo em vista que o instituto tinha como centro suas reuniões presenciais, como o IBRADEMP se destacou neste novo cenário?

Daniel Kalansky: Com a nova gestão do IBRADEMP, o instituto vinha crescendo bastante nos últimos anos, seja em participantes, mas principalmente nas discussões relevantes e em alto grau de sofisticação em assuntos inéditos no Direito Empresarial. No começo, eu imaginei que o IBRADEMP ficaria congelado enquanto perdurassem as medidas de combate à pandemia. Todas as nossas reuniões eram presenciais, pois tornavam as discussões mais dinâmicas, permitindo que todos se conhecessem e interagissem. Entretanto, um de nossos diretores, José Virgílio, logo convocou uma reunião para transformamos tudo que era presencial em online. Decidimos, então, enxergar as novas circunstâncias como uma oportunidade de colocarmo-nos na vanguarda e explorar ao máximo o que o meio virtual pode oferecer. Marcamos webinars, retomamos as discussões das comissões, adaptamos os temas às necessidades mais urgentes e, para nossa surpresa, percebemos uma reação muito positiva. Tivemos aproximadamente 3000 inscritos nos nossos webinars em menos de um mês.

IBRADEMP: A que você atribui este crescimento do IBRADEMP?

Daniel Kalansky: São diversos fatores. Em primeiro lugar, a marca do IBRADEMP sempre foi muito prestigiada e reconhecida no direito empresarial. O fato de ser um instituto neutro e imparcial faz como que se destaque no mercado. Em segundo lugar, a nova diretoria priorizou fortemente o assunto diversidade. Principalmente com a ajuda do nosso diretor, André Camargo, fizemos uma avaliação 360 graus para trazer mais diversidade nas comissões do IBRADEMP. Não tenho dúvidas de que, ao trazer diversidade, você traz novas ideias, e esse respeito a visões complementares alcança um resultado muito positivo que reflete em todo o instituto. Ademais, sob o comando e ajuda de nossas diretoras Maira Blini e Claudia Pitta, criamos um conselho empresarial composto por diretores jurídicos das grandes empresas no Brasil, o que nos ajuda também a trazer as preocupações que as empresas têm no mercado. Não menos importante, a gestão financeira de Rafael Sanchez, nosso Diretor Financeiro, permitiu que o IBRADEMP tivesse tranquilidade para focar no que mais importa: a realização dos eventos e discussões, em benefício de nossos associados e da comunidade ligada ao Direito Empresarial.

IBRADEMP: Qual o diferencial do IBRADEMP?

Daniel Kalansky: É difícil falar de todos os diferenciais, mas gostei muito de uma definição trazida por um dos nossos diretores, Henrique Barbosa: “é um instituto de conteúdo premium”. Nós queremos trazer ao IBRADEMP temas que não são estudados e discutidos em outros ambientes. Priorizamos o ineditismo dos temas. Por exemplo, fomos o primeiro instituto a discutir as principais disputas que acontecem nos contratos de M&A de forma sistematizada, tendo em vista a falta de jurisprudência hoje existente sobre o assunto. Nosso ambiente é técnico. Buscamos diferentes backgrounds para os temas desafiadores e essa complementação contribui para debates bem acalorados nas nossas reuniões, focando sempre nos temas mais polêmicos, já que o tempo de todos é escasso. 

Estamos sempre atentos as novas demandas e necessidades, tanto que, mesmo durante a pandemia, criamos comissões novas: Direito Imobiliário Investimentos Alternativos, Contencioso Societário, Life Science, Direito Concorrencial e Mediação, todas com alto nível de discussões. Temos muitas mudanças acontecendo de forma muito rápido. Basta ver o mundo das fintechs. Certamente a comissão de mercado financeiro, liderada por uma das pessoas mais competentes da área, Rui Alves, terá uma missão importante nestes novos tempos.

IBRADEMP: Alguma vantagem nas reuniões online?

Daniel Kalansky: Vejo algumas vantagens bem interessantes. Primeiro, otimização de tempo em relação a deslocamento. E segundo, a possibilidade de trazer profissionais e professores do exterior para participação das reuniões, o que contribui bastante para as discussões.

IBRADEMP: Por que o IBRADEMP está tão importante neste momento?

Daniel Kalansky: De um lado, as pessoas estão buscando informação, mas informação técnica de alto nível e de muita qualidade, o que está sendo difícil de encontrar. E, de outro, temos a possibilidade de trazer para este ambiente pessoas de muito conteúdo para debater os temas. As coordenações são formadas por profissionais especializados e experientes em suas áreas, e em congregar conteúdo e dinamizar as discussões para que os encontros sejam sempre proveitosos. É uma oportunidade que todos têm para que o isolamento não impeça que as discussões técnicas continuem, e que a pessoa não se acomode, esteja sempre na vanguarda das principais discussões.

IBRADEMP: Houve uma procura maior pelo IBRADEMP?

Daniel Kalansky: Com certeza. Tivemos um crescimento relevante do número de membros. Neste momento, sente-se uma necessidade de engajamento e pertencimento, e o IBRADEMP possibilita este alcance. Vivemos um momento em que é preciso nutrir o sentimento de inclusão e pertencimento. Novas comissões surgiram e outras estão no forno. Projetos novos não faltam e toda ajuda é muito bem-vinda.

IBRADEMP: Você falou de projetos novos, tem algum para compartilhar conosco?

Daniel Kalansky: Temos muitos projetos novos. Não quero falar antes de estarem prontos. Posso mencionar um que tenho muito carinho e está ficando pronto. Vou dar apenas o nome, o resto quando estiver pronto: “diálogos com a academia”.

IBRADEMP: Por que escolher o IBRADEMP? Qual o público do IBRADEMP

Daniel Kalansky: Porque nós queremos criar a maior rede de pensadores do Direito Empresarial. Nossa função é ser um instituto com isenção para defender as questões relevantes do Direito Empresarial, com independência em relação ao mercado e que reúna os maiores especialistas da área. Queremos manter uma interface que possibilite discussões com alto grau de sofisticação, em temas pouco ou ainda não estudados. 

Precisamos, sem dúvida, unir os departamentos jurídicos de empresas, instituições financeiras, auditorias, advogados de escritórios, professores, academia, agentes públicos e judiciário num ambiente neutro focado no desenvolvimento do direito empresarial, possibilitando a troca de experiências. Este mês, por exemplo, tivemos a entrada no quadro de membros de umas principais auditorias no Brasil e no exterior. A questão da aproximação do IBRADEMP junto as auditorias já era uma ideia que vinha sendo trabalhada pelo Diretor Michel Sancovski e fico contente ao ver que mesmo na pandemia, uma das principais auditorias resolveu tornar-se membro e patrocinadora do IBRADEMP.

IBRADEMP: Quando voltam as reuniões presenciais?

Daniel Kalansky: Percebo que nossos associados sentem falta de nossos eventos presenciais, especialmente o Congresso que realizamos anualmente, e pretendemos retomar. Enquanto não tivermos a vacina, continuaremos nossos encontros on-line, para que os associados, onde quer que estejam, possam participar, e aproveitaremos nossos contatos para convidar professores e especialistas de renome do exterior para partilhar sua experiência conosco.

IBRADEMP: Com a crise, você acredita que o papel do IBRADEMP se torna mais relevante?

Daniel Kalansky: O IBRADEMP foi concebido para ser um think tank sofisticado, aliando as perspectivas acadêmicas e prática. Nós nos guiamos por duas linhas de desenvolvimento: o think tank, propriamente dito, por meio do qual repensamos os temas da agenda do direito empresarial do país e analisamos o direito comparado; e a advocacy, em que diagnosticamos as falhas no ambiente regulatório e propomos projetos de melhoria do ambiente legal para contribuir com o desenvolvimento econômico. Em síntese, queremos despertar a curiosidade sobre temas e tirar as pessoas da comodidade e avançar, compartilhar ideias.

O nosso propósito é contribuir para segurança jurídica no âmbito do Direito Empresarial. Reconhecemos que a estrada é longa, mas nossos esforços já são reconhecidos por vários profissionais e acadêmicos de renome da área.

Temos conseguindo demonstrar nosso compromisso com nossos propósitos, fazendo do IBRADEMP o lugar ideal para criar soluções para os tempos que estamos vivendo.

IBRADEMP: Qual a sua mensagem?

Daniel Kalansky: Palavra final é agradecimento. Agradeço a todos os coordenadores, patrocinadores e associados do IBRADEMP. Sabemos a dificuldade de fazer com que uma associação sem fins lucrativos consiga atingir seu objetivo e sobreviver. Não posso também deixar mencionar aqueles que sempre tiveram conosco desde o início, como o professor Ecio Perin Jr e Luis Peyser, que na sua fundação acertaram na visão de futuro. Um agradecimento especial a nossa gerente de operações, Paula Peron, que não mediu esforços para que o IBRADEMP conseguisse sem qualquer interrupção atender a todos que participam do instituto, e com sua humildade e paciência, conseguiu transformar o IBRADEMP numa entidade altamente reconhecida.