Eventos - USA

24/02/2010

The Rise of Brazilian Venture Capital

 

Crescimento e Consolidação da Indústria de Venture Capital no Brasil
(The Rise of Brazilian Venture Capital)

No dia 24 de fevereiro, a Seção de Nova Iorque do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP organizou um evento sobre a indústria brasileira de venture capital, em coordenação com Patterson Belknap Webb & Tyler LLP, que sediou o evento. Patterson Belknap é um escritório líder em Nova Iorque, com forte atuação nas áreas de contencioso empresarial e assessoria jurídica a empresas e instituições financeiras. Encarregaram-se diretamente da organização e preparativos do evento Fernando Szterling, coordenador da Seção de Nova Iorque do IBRADEMP, e Rafael V. V. de Carvalho, advogado do escritório Peixoto & Cury Advogados e atualmente international associate junto a Patterson Belknap. Mais de 60 pessoas compareceram, incluindo advogados, profissionais do mercado financeiro e estudantes. Fizeram apresentações três palestrantes com experiência na indústria brasileira de venture capital.

Luiz Eugenio Figueiredo, sócio fundador e diretor de operações da Rio Bravo Investimentos, deu início às apresentações, oferecendo um panorama geral da indústria de venture capital no Brasil e Estados Unidos. Sua apresentação discutiu a importância econômica, rentabilidade, evolução e potencial do mercado, bem como as vantagens competitivas do Brasil.

Dando sequência à discussão, Carlos Pessoa Filho, vice-president da Endeavor Global em Nova Iorque, descreveu a experiência da Endeavor em apoiar empreendimentos de venture capital no Brasil e outros mercados emergentes. Sua apresentação também abordou as principais dificuldades enfrentadas por novos empreendimentos no Brasil, incluindo a demora dos procedimentos legais na constituição de novas empresas, o custo dos financiamentos e conflitos entre os sócios fundadores de novas empresas.

 

A última apresentação foi de Peter Schaeffer, sócio de Patterson Belknap em Nova Iorque, onde atua na representação de clientes em operações de private equity, fusões e aquisições e venture capital. Peter fez uma análise comparativa das principais questões jurídicas em operações de venture capital no Brasil e Estados Unidos, incluindo os principais veículos jurídicos e contratos utilizados, bem como os direitos e obrigações comumente negociados entre os sócios e acionistas fundadores.


Clique aqui para baixar as apresentações.

Fotos por cortesia de Roberta Arruga.
<< voltar