Introdução DIREITO SOCIETÁRIO E MERCADO DE CAPITAIS

A área de direito societário e de mercado de capitais têm ganhado cada vez mais relevância, em um contexto de maior popularização do investimento em ações e a possibilidade de financiamento de companhias, empreendimentos e projetos através do mercado de capitais. Depois de um desenvolvimento significativo, o mercado de capitais enfrenta atualmente as dificuldades inerentes a uma taxa de juros elevada e aos problemas econômicos do Brasil. No entanto, as autoridades governamentais e vários stakeholders dão importância crescente ao mercado de capitais como fonte de recursos essencial para desenvolvimento econômico e social. Portanto, apesar das dificuldades momentâneas, e na medida em que haja amadurecimento econômico e das instituições no Brasil, o mercado de capitais tende a se firmar como a alternativa mais competitiva para investimentos em companhias e projetos.
 
Ademais, notamos a Comissão de Valores Mobiliários cada vez mais atuante e com regulamentação cada vez mais sofisticada, em linha com os países mais desenvolvidos.

Com o objetivo de fomentar a discussão sobre os mais diversos temas relacionados a essa área, no Brasil e no exterior, e de contribuir para o debate e para a formação de profissionais da área jurídica e empresarial, o IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial criou uma comissão de estudo sobre a matéria, que tem contado com a participação de escritórios de advocacia, empresas brasileiras e multinacionais, professores e autoridades nacionais e estrangeiras.

A comissão realiza reuniões periódicas com palestras e apresentações sobre diversos assuntos relacionados a temas societários e de mercado de capitais, para fomentar o compartilhamento de conhecimento e debate entre os diversos participantes, em um ambiente neutro e aberto às novas ideias.